CRÓNICAS DO FARWEST
Há muitos anos que os Portugueses pisam o solo da Califórnia.
A nossa cultura está bem presente quer seja em procissões ou paradas, como lhes queiram chamar, em bailinhos e danças de Carnaval em touradas e muitos outros festejos, religiosos ou não.
No condado onde moro, Marin County, vêm-se nomes de ruas ou locais, tais como Manuel T Freitas Parkway, em Terra Linda, na cidade de San Rafael, Sequeira, Raposa, Roque Morais em Mill Valley e em muitas outras cidades também os há.
A cidade de Sausalito, à entrada do Golden Gate, é geminada com a Vila de Cascais em Portugal. Essa geminação tem dado à luz projectos que já se completaram e outros que ainda estão por completar.
O mais recente foi uma noite de fados patrocinada pela Sausalito Youth Sailing Exchange Foundation que no próximo mês de Julho mandará a Cascais um grupo de 6 jovens velejadores do Sausalito Yacth Club. A noite de fados teve lugar numa mansão particular de Gil Purcell e Roxanne Sheridan. Foi a segunda vez que este casal, muito interessado na cultura Portuguesa, ofereceu a sua luxuosa casa para uma noite de fados.
The Pines, é uma mansão de 14,000 pés quadrados de estilo Queen Anne Victoria, consruida em 1888. Gil and Roxanne põem à disposição a sua casa para eventos de angariação de fundos, a diferentes instituições. O casal comprou a casa há 10 anos e dedicaram-se a uma completa e minuciosa remodelação da mesma. A cave da sala, local onde se ouviram os acordes da Guitarra Portuguesa, tocada por George Costar Jr., da viola de fado por Steve Soares e do Baixo por Joseph Sousa é toda construida em blocos vermelhos dando um ambiente propício para uma noite destas. Do terraço pode-se avistar a magnifica cidade de San Francisco com a imponênsia dos seus arranha céus.
Estiveram presentes altas individualidades da cidade de Sausalito, assim como o consul geral de Portugal em San Franciso, Nuno Mathias. José e Ilda Ávila do Jornal Tribuna Portuguesa, João Manuel Dias, presidente do Diáspora Media Group e director do programa Radio Portugal-USA e sua esposa Adelaide Dias.
Os fadistas que actuaram foram: Na primeira parte, David Silveira Garcia, nascido em San José. David, embora nado nesta terra, domina bem a nossa língua e está apto a cantar o nosso fado, que já não é só nosso, em qualquer lugar.
Na segunda parte tivemos a incomparável Teresa Tapadas. Teresa deslocou-se propositadamente dos seus Riachos para vir cantar a Sausalito.
Há muitos anos que a admiro como fadista e tendo desta vez melhor oportunidade de contactar com ela, pude apreciar mais de perto a pessoa que ela é. Tive o prazer de a ouvir durante o ensaio em Hilmar, com os Rouxinois e devo dizer em abono da verdade que a Teresa tem um ouvido e uma voz excepcionais. No entanto o que mais me impressionou na menina dos Riachos, como a costumo chamar, foi a sua frontalidade, honestidade e acima de tudo a sua compreensão. Após a actuação, foi entrevistada por João Manuel Dias, que transmitiu via internet o espetáculo. Ao perguntar-lhe quantas vezes já veio a Califórnia, Teresa disse não se recordar porque já tem cá vindo muitas, tendo sido a primeira como ela disse pelas mãos do conhecido José Elmiro Nunes, para cantar em Gustine. Quando lhe perguntou como se sente ao visitar a Califórnia Teresa respondeu que se sente em casa e que embora tenha de regressar a Portugal por ter lá seu marido, sua filha e sua mãe , tem aqui muitos amigos e conhecidos e não é sacrifício algum cá vir cantar porque gosta e é essa a profissão que escolheu. Mais acrescentou que há lugares que depois de 3 ou 4 dias quer regressar a sua casa , mas que não é o caso da Califórnia. “Aqui sinto-me bem”, disse ela. Ao ser-lhe perguntado como vê o fado nestas paragens, não exitou em responder que o fado neste estado vai de vento em popa e que a noite no Pines mansion foi a prova, provada, que o fado já não é só para os Portugueses. Os Americanos vêm aos fados e sabem em silêncio escutar. Ao terminar a entrevista, Teresa desejou a todos muita saúde dizendo que é sempre um prazer vir a Califórnia e ainda mais por saber que há de voltar.
Assim terminou a noite de fados no Pine mansion em Sausalito onde 90% da assistência era Americana. Agradeço a David Loureiro o convite para fazer parte da revista A PRAÇA e com votos de muito sucesso mando a todos um abraço do Farwest.