Desporto na Praça – Julho 2016
Olá caros amigos.
Cá estou eu novamente para fazer mais um comentário desportivo, aqui no número três desta nova revista A Praça, um projeto de David Loureiro e que parece ir de vento em popa, perante a comunidade emigratória portuguesa. Aliás, as pessoas já não perdem pitada desta revista, e agora mais do que nunca, procuram em vários locais onde a revista é distribuída.
Hoje vamos falar da prova desportiva mais importante do mundo. Os Jogos Olímpicos que se desenrolam de 5 a 21 de agosto 2016 no Brasil. Vamos lembrar que Portugal mais uma vez vai estar presente, embora na altura em que estamos a escrever este artigo a qualificação dos atletas portugueses ainda não estão definidos na totalidade. Por enquanto estão qualificados 73, podendo qualificarem-se mais até ao dia 5 de agosto. Triatlo João Pereira, João Silva e Miguel Arraiolos os últimos apurados no momento em que estávamos a escrever, 71 era o número de portugueses qualificados para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.
No futebol, a seleção de Portugal vai ter 18 elementos, que através da conquista do segundo lugar no Europeu de sub-21 de 2015.
O atletismo tem neste momento 23 atletas qualificados, Ricardo Ribas (maratona), Marta Onofre (salto com vara) e Irina Rodrigues (lançamento do disco) foram os últimos a garantirem o apuramento, Ana Cabecinha (20 km marcha), Dulce Félix (maratona e 10.000 m), Filomena Costa (maratona), Inês Henriques (20 km marcha), João Vieira (20 km marcha e 50 km marcha), Miguel Carvalho (50 km marcha), Nélson Évora (triplo salto), Susana Costa (triplo salto), Patrícia Mamona (triplo salto), Pedro Isidro (50 km marcha), Rui Pedro Silva (maratona), Sara Moreira (10.000 m e maratona), Sérgio Vieira (20 km marcha), Susana Feitor (20 km marcha), Vanessa Fernandes (maratona), Vera Santos (20 km marcha), Tsanko Arnaudov (lançamento do peso), Jéssica Augusto (maratona) e Yazaldes Nascimento (100 m) e Daniela Cardoso (20 km marcha) têm mínimos.
A ginástica, conseguiu nos apuramentos possíveis nessa prova, com Ana Rente e Diogo Abreu a assegurarem vaga nos trampolins e Filipa Martins e Gustavo Simões na artística.
O ténis de mesa já com três lugares assegurados, por Marcos Freitas e Tiago Apolónia, em masculinos, e Fu Yu, em femininos, vagas garantidas no torneio de apuramento de singulares.
Também a cavaleira Luciana Diniz garantiu uma quota para Portugal na disciplina de saltos de obstáculos.
No taekwondo, Rui Bragança, em -58 kg, e no tiro, com uma vaga para as provas de pistola de ar comprimido 10 m e pistola 50 metros assegurada pelo experiente João Costa.
Canoagem, Portugal já assegurou seis vagas, com Fernando Pimenta (K1 1000 metros) e Teresa Portela (K1 500) já com lugares assegurados, enquanto Alexis Santos e Diogo Carvalho são os únicos portugueses, para já, com mínimos na natação, ambos nos 200 metros estilos.
No ciclismo, Portugal, garantiu o Rui Costa, Nelson Oliveira, Tiago Machado e Davide Rosa. Também quatro atletas vão participar no contrarrelógio.
Quanto à vela, Sara Carmo (Laser Radial), Gustavo Lima (Laser), João Rodrigues (RS:X) e a dupla Jorge Lima/José Costa (49er), são os atletas presentes.
Telma Santos e Pedro Martins também estão apurados para o torneio de badminton do Rio 2016