“Mito” de Diana Ávila Silva na Terceira
“Mito” da pintora Diana Ávila Silva está patente ao público no Foyer do Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira. Trata-se uma coleção de pintura da artista feita a óleo sobre tela que se dedica à ilustração de algumas figuras femininas da mitologia grega. A figura feminina é, na opinião do criador, aquela que traduz beleza, a sensação de paz, tranquilidade e sensualidade. Estas figuras estão acompanhadas pelos seus símbolos. Estas podem ser animais, o sol e a lua. O próprio meio envolvido é sempre representado pela natureza no seu estado puro. A cor predominante dos quadros é o azul, que transmite sensações de tranquilidade, serenidade e harmonia.
Segundo fonte da Câmara, a artista Diana Filipa Ávila Silva é natural da ilha do Pico e tem 23 anos de idade. As artes sempre fizeram parte do seu dia-a-dia desde o desenho, pintura, música, cinema, teatro até à escrita. Apesar de mostrar uma grande aptidão para as artes desde cedo, não as desenvolveu a nível académico.
Mais, refere, a edilidade que a artista Começou, em primeiro lugar, por desenvolver desenhos a grafite aos 6 anos de idade. Desde essa altura que desenvolveu um grande interesse pela ilustração do corpo humano, focando-se principalmente nos rostos. Já na adolescência começou por desenvolver alguns trabalhos ao nível da pintura abstrata utilizando tinta acrílica sobre tela. Ainda mais tarde, aprendeu a desenvolver desenhos a carvão e lápis aguarela.
Desde novembro de 2015, e até janeiro de 2016 teve a oportunidade de participar numa formação de artes plásticas no Atelier de Artes Plásticas do Porto Judeu sob a orientação do Artista Plástico José João Dutra, acabando por aprender a manejar a tinta a óleo sobre tela, sendo esta um tipo de tinta mais complexa em termos de aplicação do que o acrílico. Desde então, todos os seus trabalhos são desenvolvidos em tela com tinta de óleo, revela fonte da autarquia de Angra do Heroísmo.