Resumo Histórico do Clube de Futebol Vasco da Gama
O Clube de Futebol Vasco da Gama, de Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel, Açores, completou muito recentemente 65 anos de atividade ininpterrupta. Os seus Estatutos foram criados em 1951 e a sua Constituição enquanto Pessoa Colectiva e de Natureza Jurídica, reconhecida pela publicação no Diário da República de 26 de Junho de 1956, festejando o seu aniversário a 19 de Março. Foi classificado como Instituição de Utilidade Pública, publicado no Jornal Oficial nº 8, II Série, de 22 de Fevereiro de 2000.
Quiseram os fundadores desta «equipa do povo», quando decorria o ano de 1950, os srs. Carlos da Silveira Moniz, António Câmara, José Damião Medeiros Melo, Raúl Pons, Antonino Dias Furtado e Alfredo Moniz Gago da Câmara, reunir os homens do mar e do campo e, juntos com os da construção civil, ergueram o clube mais popular de Vila Franca do Campo – o «Grupo dos Azuis», o futuro Clube de Futebol Vasco da Gama e que viria a encontrar como seu principal rival, o «Grupo Vilafranquense» (os Pretos), mais tarde, o Clube Desportivo de Vila Franca.
Ao longo de mais de seis décadas e com várias gerações de atletas, conseguiu, em seu redor, agregar sob a trilogia: “sangue, suor e lágrimas”, a simpatia de ferrenhos e fervorosos adeptos que, numa empatia quase familiar, foram amealhando alguns êxitos a nível local e regional no velho Campo da Mãe de Deus, que eles próprios construíram em 1953, incentivados pelo amor vascaíno do sr. António Dias Furtado conhecido carinhosamente como o sr. Antonino Barrão.
Ao longo da sua história, o Vasco da Gama, conseguiu enriquecer o seu palmarés desportivo com muitas conquistas distritais e regionais através dos seus escalões de Seniores, Juniores e na formação, representando por várias ocasiões a Associação de Futebol de Ponta Delgada, nos campeonatos nacionais e na Taça de Portugal.
Na Época de 2001/2002 participou pela última vez com o seu escalão Senior nas provas organizadas pela AFPD, a partir do qual tem desenvolvido a sua atividade apenas com os escalões de Formação (Juniores B, C e D), e na presente Época 2015/16, três escalões (1 x D, Sub11 + 2 x E, Sub10), compostos por cerca de 50 atletas.
O
Clube não tem um campo próprio e tem que se deslocar para Ponta Garça para efetuar os treinos e jogos mas, para além da vertente futebolística, desenvolve ao longo do ano civil, diversas atividades sociais e desportivas (torneios, sorteios, almoços e jantares comemorativos), agregando sempre o apoio, colaboração e presença dos seus associados, atletas, familiares e amigos.
O Clube de Futebol Vasco da Gama tem 140 associados inscritos, cinquenta atletas e 30 elementos que compõem os seus órgãos sociais.