THANKSGIVING – “SHERIFF T. HODGSON NOS AÇORES COM OS DEPORTADOS
O Governo dos Açores, em parceria com o Bristol County Sheriff Thomas Hogdson de Massachusetts, voltou a comemorar o tradicional Thanksgiving americano ou celebrações de Acção de Graças, nos Açores dedicadas aos deportados enviados de volta para as ilhas dos Estados Unidos.
A iniciativa foi lançada inicialmente em 2012, através da Direcção Regional das Comunidades dos Açores e o Sheriff Thomas Hodgson deu sua colaboração num pedido dos deportados para quem Acção de Graças é um feriado especialmente acarinhado, que lhes faz lembrar da família e do lar nos Estados Unidos.
Thomas M. Hodgson, Bristol County Sheriff, juntou nos Açores um grupo de voluntários para organizar as celebrações. Xerife Hodgson é o responsável pelo centro de detenção de Bristol County que processa deportações para os Açores.
Para as celebrações foram enviadas para os Açores caixas com perus doados por empresas luso- americanas nos EUA, juntamente com as tradicionais guarnições para se confeccionar o jantar de Thanksgiving..
Em Novembro, cerca de 250 jantares de Acção de Graças foram servidos aos deportados e suas famílias em Angra do Heroísmo, Terceira e em Ponta Delgada, S. Miguel.
MOMENTO SOCIAL SOLIDÁRIO
A Direcção Regional das Comunidades e o Sheriff Thomas Hogdson promoveram um Almoço de Thanksgiving (Acção de Graças) para os emigrantes regressantes (deportados) dos Estados Unidos, Canada e Bermudas, aos Açores. O Thanksgiving é uma tradição americana que as nossas comunidades emigradas também celebram a 25 de Novembro, na América do Norte. Assim, deslocou-se aos Açores uma delegação dos EUA liderada pelo Sheriff do condato de Bristol County, Massachusetts.