VASCO CORDEIRO PARTICIPA NA REUNIÃO DA COMISSÃO BILATERAL PERMANENTE EM WASHINGTON
O Presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, participa quinta-feira na 37.ª reunião da Comissão Bilateral Permanente entre Portugal e os Estados Unidos da América, que se realiza em Washington.
De acordo com informação disponibilizada, esta será a sexta vez que Vasco Cordeiro participa em reuniões deste organismo instituído pelo Acordo de Cooperação e Defesa entre Portugal e os EUA, de 1995 (assinado a 1 de Junho e ratificado pela Assembleia da República Portuguesa a 21 do mesmo mês), desde que, no final de 2012, os Estados Unidos anunciaram a redução do seu efetivo militar e civil na base aérea da ilha Terceira.
Em declarações aos jornalistas, o Presidente do Governo recordou que, relativamente a este processo das Lajes, já existe trabalho feito no âmbito laboral, que culminou em resultados positivos, como o facto de não se terem registado despedimentos puros e simples, mas sim rescisões por mútuo acordo.
“Mas há trabalho que necessita ainda de ser concluído, nomeadamente na questão ambiental. Essa é a nossa prioridade para esta reunião”, afirmou Vasco Cordeiro, ao salientar que pretende reafirmar na bilateral de Washington a urgência deste processo.
A anterior reunião da Comissão Bilateral Permanente decorreu em Novembro de 2016, em Sintra.
A comissão bilateral permanente foi criada em 1995 e originalmente focou-se nas questões laborais e técnicas da base das Lajes, localizada na Praia da Vitória, na ilha Terceira.
Em 2011, Portugal e os EUA decidiram alargar o âmbito da comissão com a criação dos comités de Defesa, de Ciência, Tecnologia, Energia e Ambiente, de Comércio e Investimento, e o Comité de Justiça e Assuntos Internos. O Comité para a Cooperação com os Açores já existia.